Página da Escola

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Parabéns alunos! Dia 26 de outubro encerramento da SNCT, no Parque Gávea e premiação dos nossos vencedores.

Equipe: Seu lixo é o nosso luxo do 8° ano E  - "A reutilização de materiais recicláveis para preservação e economia dos recursos hídricos,"  das professoras Aline Marçal e Aline Guimarães  e dos  alunos: Rodrigo Martins de Oliveira, Isabella Leles Marques, Larissa Correia Leal, Pollyana Cardoso Marques e Vitória de C. Santos. Rodrigo Martins de Oliveira, Isabella Leles Marques, Larissa Correia Leal, Pollyana Cardoso Marques e Vitória de C. Santos.
E a equipe Aquífero Guarani, do 8° F – Desperdício de água, prejuízo à vida da professora Ana Beatriz Caires de Oliveira e das alunas Aline Cristina Barbosa, Amanda Gabriela Costa, Brendha Campos Cinqui Martins, Dayane Mendes, Isadora Naves de Freitas e a professora Ana Beatriz Caires de Oliveira.
Que grande sucesso! Vocês são maravilhosas!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ciência Viva 2013. Parabéns aos alunos que brilharam na UFU dias 18 e 19 de outubro de 2013!









         A equipe do 8° ano E das professoras Aline Marçal e Aline Guimarães participaram da Feira de Ciência 2013 (Água Molécula da Vida) com o seguinte trabalho: "A reutilização de materiais recicláveis para preservação e economia dos recursos hídricos." A equipe nomeada  “Seu lixo é o nosso luxo” contou com a participação dos seguintes alunos: Rodrigo Martins de Oliveira, Isabella Leles Marques, Larissa Correia Leal, Pollyana Cardoso Marques e Vitória de C. Santos. 
O trabalho consistiu na análise dos benefícios advindos da reutilização de materiais recicláveis para a preservação e economia dos recursos hídricos. Para isso foi realizado trabalhos manuais com materiais recicláveis e pesquisa sobre os problemas ambientais relacionadas à questão do lixo.

Os trabalhos realizados de reutilização envolveram os seguintes materiais recicláveis: orgânico, vidro, plástico, papel e metal. E o “lixo” tornou-se "luxo" em: culinária, móveis, brinquedos, decoração, materiais pedagógicos, roupas e acessórios. 
A prática de intervenção através da reutilização de materiais recicláveis, tornando o que era lixo em luxo, possibilita uma nova conceituação do significado da palavra LIXO e de mudanças dos padrões de consumo da sociedade em prol de uma visão mais sustentável para o planeta.


 Equipe do 8° F: Aline Cristina Barbosa, Amanda Gabriela Costa, Brendha Campos Cinqui Martins, Dayane Mendes, Isadora Naves de Freitas e a professora Ana Beatriz Caires de Oliveira

                      




                  CIÊNCIA VIVA/ 2013        
E. M. PROF. LEÔNCIO DO CARMO CHAVES   
EQUIPE: AQUÍFERO GUARANI  - 8.º Ano F
DESPERDÍCIO DE ÁGUA, PREJUÍZO À VIDA
                                                                                                                             

I.INTRODUÇÃO

É forçoso reconhecer que o consumismo adquiriu uma perigosa e equivocada condição de valor social, cuja dimensão assume contornos preocupantes em uma sociedade que ainda não aprendeu a relacionar suas atitudes individuais ou coletivas de consumo à produção, à degradação ambiental e à consequente perda de qualidade de vida das pessoas.” ( Consumo sustentável: Manual de Educação).
Cada brasileiro consome 300 litros de água por dia. É muito desperdício. Apenas metade disso seria suficiente para suprir as necessidades. Além disso, grande parte dos reservatórios de água está contaminada, principalmente em regiões mais populosas.

II. TEMA:   DESPERDÍCIO DE ÁGUA

A principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, os alunos e familiares mudem suas atitudes e valores, no dia-a-dia, no meio social.
  
III. OBJETIVOS:
Geral:

Despertar nos alunos o interesse pelas questões ambientais, levando-os a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água potável. 

Específicos:

- Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
 - levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída. 

IV. JUSTIFICATIVA 


Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da comunidade escolar da E. M. Prof. Leôncio do Carmo Chaves, em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso e sua importância para a vida e para a história dos povos, visando uma mudança de atitude desta comunidade, diminuindo o desperdício de água que vemos diariamente em nossa cidade e por toda parte. 

Visite o site e a página do Facebook para ficar bem informado:
http://www.dica.ufu.br/cienciaviva2013/
https://www.facebook.com/ciencia.viva.3?fref=ts

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Parabéns alunos campeões da Tabuada Divertida da Escola Leôncio

Os alunos:  Wesley Lázaro da Silva Júnior, Jackson Johnson Cunha Silva  do 8º F e Luana Gonzaga Oliveira do 8º C, foram os campeões da Escola Leôncio com 100% de acerto e tempo abaixo 100 segundos e representaram a escola com brilhantismo no SESC, dia 11 de outubro no Torneio da Tabuada Divertida, sendo acompanhados pela professora Neuza Gales Rosenburg Pereira.
Parabéns queridos alunos, vocês ficaram entre os melhores alunos de todas as escolas da cidade de Uberlândia! Vocês são os nossos campeões!






1º Concurso cultural: gravidez na adolescência - responsabilidades e consequências


Fique atento a programação da Semana da criança e dia do professor




Programação Tarde  – 1º ao 5º ano.

                                                      Srs. Pais e /ou Responsáveis e alunos (as)
Na semana de 15/10 a 18/10 estaremos comemorando o Dia da Criança, o Dia do Professor e o Aniversário da Escola, por isso teremos a seguinte programação:
v                                                                                             15/10: Dia do professor
v  Gincana: Alunos (as) dos 4º e 5º anos – Das 13h30min. às 14h40min.
Os (as) alunos (as) poderão organizar lanches coletivos e fazer homenagens para os professores.
Horário: Das 16h00min às 17h00min.


v  16/10: Lanche especial: Cachorro - quente.
Passeio ao cinema para as turmas: 1º ano manhã e tarde, 2º ano A e B e 4º ano B.
Oficina de pipa – Das 13h30min. às 14h40min.(3ºanos-5ºanos- 
4º ano A)
v  17/10: Lanche especial: Picolé 
     ( oferecido pelos professores )
Passeio ao cinema para as turmas: 3º ano A e B, 4º ano A e 5º ano A e B.
Oficina de pipa. – Das 13h30min. às 14h40min.
(1ºano-2ºanos-4ºano B)
v  18/10: Lanche especial: Pipoca e suco / gincana.



  Pedimos a colaboração dos pais e ou responsáveis para que façam doações de quitandas, sucos e ou refrigerantes, guardanapos, copos descartáveis para a organização das homenagens aos professores. Todas as doações, devidamente identificadas, deverão ser deixadas na cantina da escola, pois as comemorações acontecerão das 16h00min às 17h00min na sala de aula da cada turma. Caso tenha disponibilidade pais e ou responsáveis poderão ajudar a turma a turma de seu filho (a) a organizar a festa     ( no máximo 03 pais por sala). 
Obs: 14/10 – Não haverá aula( reunião pedagógica/conselho de classe) 

Programação tarde – 6º ao 7º ano.


Srs. Pais e /ou Responsáveis e alunos (as)
Na semana de 15/10 a 18/10 estaremos comemorando o Dia da Criança, o Dia do Professor e o Aniversário da Escola, por isso teremos a seguinte programação:
v  15/10: Dia do professor
Os (as) alunos (as) poderão organizar lanches coletivos e fazer homenagens para os professores.
Cada turma deverá escolher um professor para ser homenageado, caso o conselheiro não esteja na escola no dia 15/10 (3ª feira).



Horário: Das 16h00min às 17h00min.
v  16/10: Lanche especial: Cachorro- quente. – Jogos Interclasses
v  17/10: Lanche especial: Picolé ( oferecido pelos professores ) – Jogos Interclasses
v  18/10: Lanche especial: Pipoca e suco.

 Pedimos a colaboração dos pais e ou responsáveis para que façam doações de quitandas,   sucos e ou refrigerantes, guardanapos, copos descartáveis para a organização das homenagens aos professores. Todas as doações, devidamente identificadas, deverão ser deixadas na cantina da escola, pois as comemorações acontecerão das 16h00min às 17h00min na sala de aula da cada turma.




Programação Manhã – 7º ao 9º ano.
 
Srs. Pais e /ou Responsáveis e alunos (as)
Na semana de 15/10 a 18/10 estaremos comemorando o Dia da Criança, o Dia do Professor e o Aniversário da Escola, por isso teremos a seguinte programação:
v  15/10: Dia do professor
Os (as) alunos (as) poderão organizar lanches coletivos e fazer homenagens para os professores.
Cada turma deverá escolher um professor para ser homenageado, caso o conselheiro não esteja na escola no dia 15/10 (3ª feira).
Horário: Das 10h00min às 11h00min.
v  16/10: Lanche especial: Cachorro- quente.
v  17/10: Lanche especial: Picolé ( oferecido pelos professores )
v  18/10: Lanche especial: Pipoca e suco.

 Pedimos a colaboração dos pais e ou responsáveis para que façam doações de quitandas, sucos e ou refrigerantes, guardanapos, copos descartáveis para a organização das homenagens aos professores. Todas as doações, devidamente identificadas, deverão ser deixadas na cantina da escola, pois as comemorações acontecerão das 10h00min às 11h00min na sala de aula da cada turma.
Obs: 14/10 – Não haverá aula( reunião pedagógica/conselho de classe)